Para existir um total domínio, Lúcifer fez melhor do que a encomenda, utilizou-se de seu conhecimento e dividiu-se em quatro formas, as quais foram conhecidas em diferentes partes do plano baixo, para dominar não somente os grandes malfeitores do plano material, mas os de menor importância também. Disse ele que ninguém chega à Deus sem passar por seus Generais, portanto ninguém chegaria à ele ou aos seus Generais sem passar pelos seus regimentos.
Lúcifer, Belzebu, Astaróte e Asmodeus, estes são os quatro nomes que ele utiliza até os dias de hoje, e cada um deles representa uma Banda de Quimbanda(Graduação de equilíbrio de energia), portanto deixo algo bem claro que todos que se dizem povos de Exú, fazem parte de uma Banda.
BANDA DE QUIÚMBA = LÚCIFER;
BANDA DE NAGÔ OU QUIRUBO = BELZEBÚ;
BANDA DE IGÉ = ASTARÓTE;
BANDA DE BALÉ = ASMODEUS.
No aprimoramento e evolução do campo espiritual, algumas falanges denominaram-se MUCIFINS, os quais servem aos quatro elementares, assim são conhecidos os codinomes de Lúcifer por esta casta espiritual. Esta é a prova da eterna evolução das Castas Espirituais, que vem progredindo e evoluindo.
Sei que houve divergências sobre a verdadeira função desta, mas espero que a partir dessa leitura, as pessoas possam interpretar melhor os degraus do Plano Astral, pois nem tudo é o que realmente pensamos, o ser humano, assim como tudo que é criatura, tem livre arbítrio, pode evoluir ou regredir, dependendo unicamente de seus esforços de acompanhamento de evolução natural. Ainda chegará o dia em que nós todos viveremos em harmonia e equilíbrio das energias, conhecendo as diferentes formas e suas utilidades.
Portanto Exú está aí para demonstrar que, o que importa realmente é a evolução, independente de outros meios ou de outras formas de energia , pois então, todo ser também evolui, seja no campo material ou no Astral.